top of page

Vendedor, você tem exercitado seu poder de vendas?

Uma das habilidades que um franqueado FMV precisa ter, desenvolver – e estudar sempre - é o poder de vendas. Mesmo que você não tenha a intenção de trabalhar diretamente como vendedor de proteção veicular, a persuasão é algo que precisa ser passado aos seus funcionários.


Todo mundo já conheceu um bom vendedor. Afinal, quem nunca concluiu uma compra com rapidez, pois foi facilmente convencido que aquele produto ou serviço era o que faltava para a sua vida?


Na maioria das vezes, as compras que tem mediação de um vendedor são baseadas, em especial, nas técnicas de venda, conhecimento e segurança que aquela pessoa nos passa.

Pensando nisso, hoje vamos dar algumas dicas para você, franqueado FMV e funcionários, desenvolverem e avaliarem tanto nas suas próprias vendas quanto em outros vendedores que encontrar no dia a dia.


Em primeiro lugar, temos que retomar alguns ensinamentos de um dos nomes mais conhecidos quando o assunto é persuasão: Robert B. Cialdini. Provavelmente, quem já estudou sobre vendas está familiarizado com os pilares abordados por esse pesquisador.


Em seu livro, Cialdini explica que há alguns gatilhos mentais necessários para produzirem uma boa venda e, por consequência, um bom vendedor:


- Reciprocidade

- Compromisso

- Aprovação social

- Afeição


Em resumo, esses elementos dizem respeito ao processo de negociação persuasiva que você deve estar ciente quando está a frente de um cliente. Nesse sentido, preparamos algumas maneiras de abordar os itens com mais dinâmica e facilidade!


Seu serviço soluciona problemas?


Pensando no papel de um vendedor de proteção veicular, a resposta é simples: Claro!

Nosso papel, enquanto prestadores de serviço de proteção, é mostrar ao nosso cliente que ele precisa de nós para facilitarmos seu dia a dia. Pense bem: Em momentos de tensão, como quando um automóvel é furtado/roubado ou quando há uma batida, quem não gostaria de pegar o telefone e ter à disposição, 24 horas, um serviço que vai te ajudar?

Todo mundo.



Por isso, reconhecer que nosso serviço é importante e fundamental para tranquilizar os associados em momentos que eles precisam de ajuda é certeiro.

Fazer o lead se sentir protegido e respaldado, em qualquer tipo de situação e, em especial, àquelas que geram mais dor de cabeça é um diferencial. Portanto, lembre-se de sempre conhecer muito bem as particularidades da proteção veicular da Magna.


Saiba driblar as objeções


Objeção nada mais é que um obstáculo.


Quando você está na posição de comprador, você não é aquela pessoa que enche a outra de perguntas? Afinal, quem não quer saber que está fechando um bom negócio?

Por isso, é necessário que o franqueado FMV bem como seus funcionários, estejam a par de toda e qualquer objeção que possa aparecer no caminho.


A FMV, no entanto, facilita – e muito – esse percurso, pois nos nossos treinamentos e materiais, temos listadas as principais objeções que encontramos ao longo desses 10 anos no mercado. Dessa forma, é necessário um pouquinho de estudo, mas com o tempo, tudo isso fica na ponta da língua.


O manual do vendedor conta com esse e mais diversos outros conteúdos que ajudam no dia a dia e, principalmente, no início da sua franquia. São 23 páginas detalhando os principais valores, compromissos e particularidades do melhor serviço de proteção veicular do país.


Seja um bom contador de histórias e lembre-se da leitura corporal


Se hoje você é um bom vendedor ou se quer se tornar um bom vendedor, tenho certeza que você compartilha de algumas características básicas. Por exemplo: Na época da escola, as reclamações eram sempre sobre muita conversa, né?


Isso porque um bom vendedor, antes de mais nada, é um bom comunicador. Ter facilidade em dialogar com diferentes pessoas e dosar bom-humor e seriedade é fundamental para quem deseja se tornar expert em vendas.


Além disso, saber “ler” as pessoas com rapidez é ideal, pois você saberá identificar, já de início, como conduzir uma conversa que resultará em venda.


Em resumo, um bom papo é ideal para conhecer melhor seu lead e fazer com que ele confie em você e no serviço que você está oferecendo.


Além disso, outros fatores são importantes no primeiro contato com um lead, como a leitura corporal, por exemplo. Muitos estudos apontam que nossa postura, dicção e olhar são fundamentais para gerarem confiança no outro, ou seja, quando você sabe esses macetes, fica mais fácil criar uma boa relação e conexão com os demais.


Respeito e escuta são fundamentais


Você sabia que um estudo identificou que as pessoas tendem a criar mais empatia com aqueles que as escutam com mais atenção? Isso mesmo. O simples ato de demonstrar interesse no que o outro tem a dizer, ajuda – e muito – a criar um ambiente saudável e confortável para fazer uma venda.


Por isso, atente-se sempre ao que seu lead está dizendo, faça perguntas e deixe-o falar, sem interromper. Isso facilitará com que uma boa conexão seja criada e que, quando você apresentar nossos serviços, a atenção seja retribuída.


O respeito também é fundamental para fechar um negócio. Nem sempre estaremos diante de pessoas educadas ou receptivas. No entanto, é importante que o franqueado e seus funcionários estejam sempre dispostos a não se deixarem levar pela má educação alheia. Nesse sentido, lembre-se sempre de optar pelo respeito ao próximo, assim, você sempre terá a razão.


Resumindo...


O poder de vendas é um exercício diário. Embora muita gente já nasça com o “dom” de persuadir, de manter uma boa conversa e de saber – com inteligência – driblar situações adversas, a FMV presta todo o serviço de suporte necessário ao franqueado, ajudando ainda mais no início do sonho de ter seu próprio negócio.


Nosso objetivo é fazer com que sua franquia seja bem sucedida e esteja em constante crescimento, afinal, nosso público-alvo é gigantesco. Portanto, meio caminho já está trilhado!


Ainda não é franqueado FMV e não vê a hora de mudar de vida?

Seu futuro como empreendedor começa aqui.

Comments


bottom of page